quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Saudades de Sebastião!


Em 2012, fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez e estava naquela empolgação de turista, querendo conhecer cada cantinho da cidade maravilhosa.

Era novembro e estava chovendo bastante, mas nada combatia a minha curiosidade pela cidade coração do meu Brasil.

Entre Copacabana e a Lapa, pra lá e pra cá de taxi, sempre passava por perto de uma igreja e ficava admirando a beleza e as cores das luzes que a iluminavam. Era da Catedral Metropolitana de São Sebastião.
Fonte:www.g1.globo.com


Quatro dias inesquecíveis! Eu não me esqueci dessa linda igreja que tem o nome do meu irmão que em 2009 cumpriu sua missão.
Saudade de Sebastião!

O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).

Hoje, dia 20 de janeiro, se comemora o dia de São Sebastião!!!


Sebastião foi um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.

Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido.

Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o.

São Sebastião é padroeiro de várias cidades, e obviamente, o Rio de Janeiro é uma delas. No Distrito Federal, ele é padroeiro da cidade de Planaltina.

Se você souber quem é o padroeiro da cidade de São Sebastião, Distrito Federal, por favor, mate a minha curiosidade.

São Sebastião foi o tema de várias expressões artísticas. Foi objeto de pintores da Renascença. Em 1911, Debussy produziu um misto de cantata, drama lírico e de balé, "Le Martyrre de Saint Sébastien". E foi inspiração para filmes em Roma e França.

 O pintor brasileiro Eliseu Visconti teve sua tela "Recompensa de São Sebastião" premiada com a medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis, realizada em 1904 nos Estados Unidos.

Fonte: imagens Google

São Sebastião realizou muitos milagres em vida, principalmente entre os doentes. No exército romano, curou pessoas cegas, surdas e com outras doenças.

Vários outros milagres foram realizados quando a peste negra atingiu cidades da Europa na Idade Média. Depois de ser invocada a intercessão do santo, cidades inteiras foram curadas da peste que havia matado milhares de pessoas. Diversos locais e cidades ficaram protegidos contra a peste, mesmo estando próximo de cidades infectadas.

Há também batalhas que foram vencidas por militares que recorreram a São Sebastião para alcançar a vitória contra os inimigos. Além disso, muitos soldados que pediram com fé a graça da cura após ferimentos em combates  e guerras, alcançaram essas bênçãos.

São Sebastião também recebeu após alguns séculos o título de Campeão de Cristo (no latim Athleta Christi) e foi com frequência invocado pelos atletas para obterem graças especiais.

É considerado, por muitos, o patrono dos homossexuais pela coragem que ele teve ao assumir frente ao imperador a sua condição de cristão... pois antes era um cristão escondido. Naquele tempo ele não poderia ser soldado romano e cristão ao mesmo tempo. Os cristãos eram perseguidos pelos soldados. Contudo ele assumiu a sua cristandade e denunciou a perseguição aos cristãos. Neste testemunho de vida, estabelece-se o paralelo com os homossexuais e a sua luta por serem reconhecidos como cidadãos a quem é devido respeito, solidariedade e diálogo, bem como com todos os que, com medo de represálias, vivem uma vida dupla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário