terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os 21 mandamentos para um relacionamento feliz - Parte I



Fonte: www.portalangels.com

Olá!

Hoje eu vou começar uma sequência de 3 posts (1 por semana) que resumem uma série de vídeos que o Renato Cardoso e sua esposa, a Cristiane, publicaram.

O Renato e a Cris (a íntima!) são autores do livro Casamento Blindado que, diga-se de passagem, é um livro leve para ler e traz muitas dicas bacanas sobre casamento. Recomendo!

Segundo eles, essa série de vídeos traz “mandamentos” e não dicas, por que cada um dos mandamentos é baseado na Palavra do Autor do Amor que é Deus. Se você obedece você desfruta dos resultados. Simples assim!

Eu dividi esses 21 mandamentos em 3 partes de 7 mandamentos. Eu gostei bastante por que me proporcionou reflexões profundas a respeito do significado do amor!

Espero que você goste!

Vamos lá....

 O 1º mandamento diz que você jamais deve se separar de Deus. Deve haver um triângulo amoroso entre a esposa, o marido e Deus, pois quanto mais o casal está perto de Deus, mais próximo eles estarão um do outro e do verdadeiro amor. Quanto mais perto de Deus, mais perto das virtudes que formam a base do amor: fidelidade, justiça, altruísmo, capacidade de perdão...controle das emoções...etc.

O Renato citou que a emoção não é ferramenta de resolver problemas e, mesmo sabendo disse, às vezes as pessoas perdem o controle, falam o que não deveria e depois se arrependem. Ele completa que domínio próprio é algo que somente Deus pode nos dar através do relacionamento com Deus...

A proximidade de Deus nos dá a certeza e a fé que podemos ser felizes.

 O 2º mandamento diz “Não deixarás de Dialogar”.  O diálogo é uma área essencial para manter um relacionamento feliz. Não se trata aqui no diálogo rotineiro, que se baseia em perguntas e respostas, mas um diálogo baseado no interesse e respeito nas ideias do outro. Da mesma forma com que nos relacionamos com Deus, através da oração, quando podemos expressar nossas dúvidas, anseios e necessidades, e pelo mesmo canal recebemos a resposta. Assim também deve haver um canal de comunicação aberto entre o casal.

Quando uma das partes é resistente ao diálogo, a iniciativa do diálogo pode ser dada pela outra parte, sem cobranças, mas buscando o diálogo interessante, baseado nos interesses daquela pessoa que é mais resistente. Um bom exemplo é o da esposa que se senta ao sofá para assistir a um jogo de futebol com o marido e, a partir dessa iniciativa, começa um diálogo natural abrindo espaço no canal do diálogo.

Quanto ao 3º mandamento “Contarás com o parceiro” eles dizem que, na vida do casal, a independência de uma das partes pode levar a outra pessoa a se ressentir, fazendo-a se sentir inútil e anulada na relação. Pedir ajuda e ajudar fortalece a união do casal pois, a exemplo do relacionamento com Deus, quando pedimos ajuda a Ele demonstramos confiança que temos nele e assim também acontece no relacionamento homem e mulhe.

 Quem não tem esse hábito, por ser muito independente, deve aprender a contar com a ajuda do parceiro, pois como diz a palavra de Deus “Dois é melhor que um”. Você deve fazer valer o potencial da pessoa que tem do seu lado. Mas não devemos exigir que o outro adivinhe o que a gente quer, pois até Deus quer que a gente peça o que desejamos. Pedir ajuda ao outro é também uma pratica de humildade, pois se precisamos e não pedimos, somos orgulhosos.

 O 4º mandamento “Não terás relações perigosas” é proveniente dos 10 mandamentos da Bíblia, que Moisés recebeu no Monte Sinai não adulterarás e não cobiçarás a mulher do teu próximo (vale para mulheres também). Alerta para o perigo de uma pessoa casada em flertar ou se envolver em jogos amorosos com outras pessoas que não sejam seu cônjuge. Como hoje em dia as pessoas se relacionam muito por redes sociais devem-se ter muito cuidados com as armadilhas do envolvimento. Não se trata de se isolar socialmente, mas de cuidar para não cair em armadilhas. Falar sobre problemas do casamento com uma pessoa do sexo oposto é um perigo iminente para o casamento, por que naturalmente a pessoa ouvinte vai demonstrar interesse por seus problemas, ser compreensivo, elogiar....tudo ao contrário de um momento de estresse no casamento. A fragilidade do momento pode nos induzir a cair na armadilha de se enganar que aquela pessoa é que é a pessoa ideal para você.

O livro Casamento à prova de traição fala sobre isso também!

 O 5º mandamento “Deixarás o seu pai e sua mãe” refere que o seu cônjuge deve estar em primeiro lugar na sua vida. Todos os seus papéis na vida serão secundários. O casamento foi feito para que dois sejam um e não há como dar certo se tiver alguém no meio de vocês.  Com Deus é a mesma “Se quiser vir após mim deixe tudo e me siga”

O 6º mandamento é “Não tratarás mal o seu parceiro” é oriundo do texto da Bíblia, em 1 Pedro 3:1-7, que diz como o casal deve se tratar: o homem deve tratar a esposa  com dignidade, sob o risco de que todas as suas orações sejam anuladas se não a tratar bem. O casal representa Deus um para o outro

Eu creio que eles não quiseram se aprofundar nesse texto por que causa muita polêmica a sua interpretação literal. Veja aí:

Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;

2 Considerando a vossa vida casta, em temor.

3 O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

4 Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

5 Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

6 Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

 O 7º mandamento “Não te acomodarás como és” conduz à necessidade de se melhorar sempre, assim como em uma mentalidade empresarial. Você diria para o seu chefe: esse é meu jeito, sou assim e vou ficar assim? Eles alertam que impor mudanças ao parceiro não é bom, pois esta atitude impositiva torna a outra pessoa defensiva. Deus não impõe, ele mostra o caminho, nos inspira a sermos melhores do que somos. O foco não está no outro, mas em você mesmo, no que você pode fazer para melhorar.


Um beijo e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário