sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Meus segredos de organização


Eu e a Dory, personagem do filme Procurando Nemo, temos uma coisa em comum:
Esquecemos até das coisas mais importantes num piscar de olhos!

Mas eu tenho 4 segredos a fim de me manter organizada e não esquecer do que é essencial:

1-     Agenda

É ela que me mantem nos trilhos.

Eu tenho o hábito de usar agenda há muitos anos.

Nela eu registro as informações, tarefas e os compromissos tanto da vida pessoal quanto da vida profissional. Um bolo doido que para muitos organizadores profissionais não é uma boa prática, mas para mim funciona e muito bem! 

Eu gosto da agenda de papel. Já tentei usar a agenda eletrônica, mas para mim não rola.
De forma eletrônica, a única coisa boa para mim foram listas de tarefas por contextos. Eu coloco uma nota no celular para cada assunto e vou listando tudo que me vem a mente de importante, pois as vezes estou no trabalho e lembro da lista de compras que tenho que fazer antes de ir ao mercado...isso fica martelando a minha a cabeça e por isso anoto para liberar a minha cabeça para a atividade daquele momento e não esquecer.
Com as listas de contextos eu foco no que estou fazendo no momento

Então, a agenda tem duas funções: organização e limpeza mental.

Veja um modelo das listas por contextos que utilizo:

@rua
          Comprar pen drive
          Abastecer o carro
          Ir a farmácia comprar x e y

@casa
            Faxinar o armário da sala
            Verificar despensa para fazer lista de compras

@trabalho
          Agendar reunião tal
Planejar tal situação

2-     Planner  

Eu utilizo o planner para planejar atividades pontuais, aniversários, etc. Gosto de ter a visão do mês inteiro.

Sou igual criança...gosto de ver em qual “casa da jogo” eu estou...tipo quantas “casas” faltam para o feriado tal...kkkk

O formato do planner  me auxilia a ter uma visão panorâmica do mês e não apenas do dia, ou da semana...assim consigo me antecipar aos eventos dos dias posteriores e, por exemplo, comprar um presente com antecedência a um aniversário. Sem correria.

Todas as vezes que não usei o planner, me dei mal.

Também gosto dos calendários que tem espaço para anotaçõezinhas. Eles fazem as vezes de planner.

Na minha mesa de trabalho não falta o calendário.

  

3-     Planejamento da semana no fim de semana

Fonte: missfit.blog.br
De um tempo para cá, estou adiantando tudo o que posso no fim-de-semana para ter uma semana com um pouquinho de tempo livre e introduzir outras atividades importantes na minha rotina.

De acordo com um cardápio previamente elaborado, faço os pratos  e os congelo em porções pequenas. Sempre etiquetando com data e o nome do prato.

Essa iniciativa me proporcionou ganho de tempo, economia de dinheiro e melhor alimentação.

Antes eu gastava muito dinheiro com comida em restaurante e ainda desperdiçava comida em casa. Oh pecado!


4-     Caderninho de finanças diárias e do mês.

Este é outro hábito que tenho a muitos anos.

Sou viciada num moleskine para anotar todas as contas do mês e ir tickando com caneta colorida depois de pagar!
É um prazer inenarrável! (Frase do love marido no dia do nosso casamento... kkkk)

Em dezembro de 2015, eu adotei a caderneta na bolsa para anotar cada Dilma que sai da conta.

Anoto tudo! Estacionamento, sorvete, gorjeta, lanche, mercado, farmácia, gasolina, presente, etc...

No final do primeiro mês me surpreendi com alguns gastos mais que supérfluos. Impressionante!
Daí, cortei essas gordurinhas, passei a ser mais consciente....Detox nas finanças!
DICA: Antes de decidir economizar, você deve conhecer onde você está gastando seu dinheiro...


Hoje vou ficando por aqui, só por que é sexta!
E se tiver um tempinho, clica ali no G+1 e me adiciona no seu círculo de amizade.
Pra mim vai ser um prazer...
Um beijo 
Bom fim de semana e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário