Eu e a Dory, personagem
do filme Procurando Nemo, temos uma coisa em comum:
Esquecemos até das
coisas mais importantes num piscar de olhos!
Mas eu tenho 4 segredos a fim de me manter organizada e não esquecer do que é essencial:
1- Agenda
Eu
tenho o hábito de usar agenda há muitos anos.
Nela
eu registro as informações, tarefas e os compromissos tanto da vida pessoal
quanto da vida profissional. Um bolo doido que para muitos organizadores profissionais
não é uma boa prática, mas para mim funciona e muito bem!
Eu
gosto da agenda de papel. Já tentei usar a agenda eletrônica, mas para mim não
rola.
De
forma eletrônica, a única coisa boa para mim foram listas de tarefas por
contextos. Eu coloco uma nota no celular para cada assunto e vou listando tudo
que me vem a mente de importante, pois as vezes estou no trabalho e lembro da
lista de compras que tenho que fazer antes de ir ao mercado...isso fica
martelando a minha a cabeça e por isso anoto para liberar a
minha cabeça para a atividade daquele momento e não esquecer.
Com as listas de contextos eu foco no que estou fazendo no momento
Então,
a agenda tem duas funções: organização e limpeza mental.
Veja
um modelo das listas por contextos que utilizo:
@rua
Comprar
pen driveAbastecer o carro
Ir a farmácia comprar x e y
@casa
Faxinar
o armário da salaVerificar despensa para fazer lista de compras
@trabalho
2- Planner
Eu
utilizo o planner para planejar atividades pontuais,
aniversários, etc. Gosto de ter a visão do mês inteiro.
Sou
igual criança...gosto de ver em qual “casa da jogo” eu estou...tipo quantas “casas”
faltam para o feriado tal...kkkk
O
formato do planner me auxilia a ter uma
visão panorâmica do mês e não apenas do dia, ou da semana...assim consigo me
antecipar aos eventos dos dias posteriores e, por exemplo, comprar um presente
com antecedência a um aniversário. Sem correria.
Todas
as vezes que não usei o planner, me dei mal.
Também
gosto dos calendários que tem espaço para anotaçõezinhas. Eles fazem as vezes
de planner.
Na
minha mesa de trabalho não falta o calendário.
3- Planejamento da semana no fim de
semana
Fonte: missfit.blog.br |
De
um tempo para cá, estou adiantando tudo o que posso no fim-de-semana para ter
uma semana com um pouquinho de tempo livre e introduzir outras atividades
importantes na minha rotina.
De
acordo com um cardápio previamente elaborado, faço os pratos e os congelo em porções pequenas. Sempre etiquetando com data e o nome do prato.
Essa
iniciativa me proporcionou ganho de tempo, economia de dinheiro e melhor
alimentação.
Antes
eu gastava muito dinheiro com comida em restaurante e ainda desperdiçava comida
em casa. Oh pecado!
4- Caderninho de finanças diárias e do
mês.
Este
é outro hábito que tenho a muitos anos.
Sou
viciada num moleskine para anotar todas as contas do mês e ir tickando com caneta colorida depois de pagar!
É um prazer inenarrável! (Frase do love marido no dia do nosso casamento... kkkk)
Em
dezembro de 2015, eu adotei a caderneta na bolsa para anotar cada Dilma que sai
da conta.
Anoto
tudo! Estacionamento, sorvete, gorjeta, lanche, mercado, farmácia, gasolina,
presente, etc...
No
final do primeiro mês me surpreendi com alguns gastos mais que supérfluos. Impressionante!
Daí,
cortei essas gordurinhas, passei a ser mais consciente....Detox nas finanças!
DICA: Antes de decidir economizar, você deve conhecer onde você está gastando seu dinheiro...
Hoje vou ficando por aqui, só por que é
sexta!
E se tiver um tempinho, clica ali no G+1
e me adiciona no seu círculo de amizade.
Pra mim vai ser um prazer...
Um beijo
Bom fim de semana e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário