terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Metas 2016 - Parte 1


Que tal começar o ano traçando estratégias para realizar seus sonhos?

Em 2015 eu não projetei muitas metas e, no final do ano, fiquei com aquele sentimento que eu não fiz tudo o que devia ou poderia ter feito! A vida não deixou de acontecer por isso. Com meta ou sem meta a vida é massa e traz muitas experiências gratificantes.

Em 2016 quero fazer diferente! No fim do ano eu quero contabilizar todas as conquistas e festejar o sabor de cada conquista e de cada degrau que eu conseguir subir.

Pra mim, as pessoas confundem “objetivos” com “metas”. Eu entendo que os objetivos correspondem às realizações que você deseja e as metas são os caminhos que você escolhe para alcançar esses objetivos.

Vou explicar melhor. Vamos supor que eu quero emagrecer. Isso seria (seria não. É!) o meu objetivo. A minha meta seria, por exemplo, perder 1 quilo por mês até junho, totalizando 6 quilos. Ao final de cada mês, eu peso o bacon e verifico se alcancei aquela meta. Ou seja, a meta você consegue quantificar.

Portanto, uma coisa muito importante para alcançar seu objetivo é a precisão com que você delimita sua meta. Quanto mais realista for o seu objetivo e quanto mais específica for a sua meta, mais fácil será para alcançá-la. Estabelecer metas intermediárias é uma boa forma de facilitar o alcance da meta por que te permite auferir se você está no ritmo certo.

E aí, quando você tem metas intermediárias você vai ter um projeto para administrar! Então, o ideal é que tudo seja devidamente anotado. Um dia eu vou falar sobre como administro meus projetos.

Para quem é muito obstinada e organizada, os objetivos da vida podem ser delimitados pelo tempo: objetivos de curto, médio e longo prazo. Sem contar que um planejamento de vida assim exige, além de muita perseverança, muito conhecimento para gerenciar A VIDA. Sem contar com a desenvoltura psicológica que a pessoa deve  ter para não se decepcionar se algum acontecimento surpreender no meio do caminho.

Mas para quem está engatinhando, assim como eu, os objetivos podem ser divididos assim:

ü  Aqueles que, obrigatoriamente, devem ser alcançadas;

ü  Aqueles que gostaríamos de alcançar e vamos lutar para alcançar;

ü  Aqueles que desejamos, mas não causa tanta frustração se não conseguirmos....

ü  Sonhos

Por enquanto é isso. Não quero cansar vocês, por que todas nós temos muito que fazer para alcançar nossas tão sonhadas metas em 2016.

Te espero no próximo post “Metas 2016 – parte 2” onde eu vou falar sobre cada um dos meus objetivos e metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário