terça-feira, 31 de maio de 2016

Desafio da Conta de Luz!!!

Eu me propus o desafio de economizar energia elétrica e a uns 5 dias tenho me educado para este desafio: usar a energia de forma econômica, racional e sustentável para o planeta.

Por que pensei nisso?

Por que o mês de junho traz o inverno e com isso, a delícia de um banho quentinho e demorado, muito chocolate quente e muitos filminhos embaixo do cobertor (#sonhandoalto). Além disso, em algumas regiões, as pessoas utilizam equipamentos elétricos para se aquecer o que, com certeza, tudo isso aumenta o valor da conta de energia elétrica.

Então, vem comigo nesse desafio!

Vou listar algumas dicas de como economizar energia na nossa casa. Vamos lá?
1-      A primeira dica, que já estou utilizando a uns dias, é desligar da tomada o micro-ondas, máquina de lavar louças/roupas e outros eletrodomésticos quando não estiver utilizando.  Pasmem! Descobri que os aparelhos, mesmo em stand by, são responsáveis por até 12% da sua conta de luz.
2-     Não deixe luzes acesas quando não tiver ninguém no cômodo. Essa é básica, né?
3-     Limpe as lâmpadas, paflons, globos e lustres rotineiramente para obter um melhor desempenho das lâmpadas.
4-     Utilize a máquina de lavar roupas quando tiver roupas sujas suficientes para encher a máquina e realizar o trabalho de uma só vez, economizando água também. A mesma dica vale para o uso do ferro de passar roupa.
5-     Dica da vovó: ao estender a roupa após a lavagem, segure-a com uma mão em cada extremidade da roupa e sacuda-a. Ficará muito mais fácil de passar e reduz o tempo de utilização do ferro de passar.
6-     Tome banhos mais rápidos, de até 10 minutos, e selecione a temperatura na posição verão, quando for possível.
7-     Limpe de vez em quando os buraquinhos por onde sai a água do chuveiro, pois além de acelerar o tempo do banho, não vai te matar de raiva. Tem coisa pior do que chuveiro conta gotas?
8-      Você seca roupas atrás da geladeira? Confesso que de vez em quando eu coloco uniforme para o dia seguinte....só que essa prática aumenta o funcionamento da geladeira, gastando mais energia.
9-     Guardar alimentos quentes na geladeira também faz a geladeira trabalhar mais.
10-Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED que são mais econômicas.
11- Utilize os recursos da TV para economizar energia, programando-a para desligar sozinha quando estiver com soninho.
12-Quando terminar de utilizar o computador desligue-o ou configure para desligar automaticamente
13-Quando comprar novos eletrônicos, verifique o selo que certifica que o aparelho consome menos energia.
14-Utilize fotocélulas – aparelhos que detectam a presença de movimento – em ambientes externos para que as luzes acendam somente à noite.
15-Utilize o ar condicionado com racionalidade e, no inverno, prefira o ventilador que gasta menos energia.


Pra terminar o falatório vou dar a última dica:
DICA CABEÇA para ajudar a sustentabilidade do planeta: evitar o consumo de energia no horário de pico – 18h às 21h – pois a elevação constante do consumo nesse horário representa no futuro a construção de mais usinas para atender essa demanda.

Quero ver o resultado na conta de luz desse mês!!!!

Me contem se mega funcionou pra vocês!

Um beijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário