sábado, 12 de março de 2016

Limpeza Semanal da Casa

Outro dia falei aqui no blog que senti necessidade de fazer um check list para auxiliar a minha ajudante a realizar a limpeza semanal.
No entanto, não sabia muito bem por onde começar...
E aí, quando não sei muito bem o que fazer quanto a assuntos dessa natureza, recorro às lições da Fly Lady. Não tem erro!

A Fly Lady nos ensina a dividir a casa em áreas e dedicar alguns minutos diários a uma área da casa, cuidando de uma área por semana.
Mas aqui em casa é imprescindível que este serviço seja feito por uma ajudante para limpar toda a casa em um dia da semana. O que é uma tarefa árdua.
Para facilitar esse serviço semanal, vou dividir a casa em 5 áreas e a cada semana, pretendo que seja realizada uma faxina intensa em cada uma delas, de modo que, ao final do mês todas as áreas da casa sejam faxinadas.
As demais áreas da casa serão faxinadas, mas a área que vai receber atenção especial é a área da semana.
Quais as vantagens de dividir a casa em áreas?
  1. Oferecer um bom tratamento à minha ajudante. Toda semana ela está saindo mais tarde do que deveria e ainda fica preocupada se fez tudo que poderia. Então, vou organizar a rotina de forma que ela saiba exatamente o que deve fazer a cada semana sem se sentir sobrecarregada.
  2. A casa vai passar por uma limpeza mais completa, o que facilita demais a manutenção diária.
Então vamos à divisão das áreas segundo as lições da "miga" Fly:
Área 1 - entrada/ varanda/sala de jantar
Área 2 - cozinha
Área 3 - banheiro/ quarto
Área 4 - quarto principal
Área 5 - sala de estar

Pronto! Está feita à primeira parte do trabalho que me propus. A próxima etapa é fazer as listas de limpeza de cada área. 
Essas listas ficam para o próximo post. Ok?

Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário